Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Câmara Técnica de Oftalmologia debate novos procedimentos

A Câmara Técnica de Oftalmologia reuniu-se nesta terça-feira (2) para debater respostas a consultas protocolizadas no CFM. Entre os assuntos debatidos estavam a realização de mutirões para a realização de cirurgias; a Resolução CFM nº 2.153, que trata das fiscalizações nos estabelecimentos médicos, e o uso da membrana amniótica no implante de cristalino.

Sobre este último assunto, o assessor técnico do Conselho Federal de Medicina (CFM) Wanderley Marques Bernardo apresentou um estudo, baseado na análise de metadados, acerca dos prós e contras do uso da membrana amniótica em relação a outras técnicas, como o laser. Além da oftalmologia, a membrana amniótica também pode ser usada em outras áreas da medicina, como a regeneração de queimaduras.

“Há um interesse muito grande sobre este procedimento e estamos analisando com todo o cuidado necessário”, afirmou o coordenador da Câmara Técnica, José Fernando Maia Vinagre, que designou a assessora Clarice Petramale para concluir a redação do parecer, a ser votado na próxima reunião da Câmara Técnica de Oftalmologia. Depois de passar pela Câmara Técnica, o parecer ainda terá de ser aprovado pelo plenário do CFM.

Participaram da reunião: José Augusto Alves Ottaiano, José Fernando Maia Vinagre (coordenador), Milton Ruiz Alvez, Rodrigo Pascoal Azevedo, Tânia Maria Cunha Schaefer, Clarice Petramale, Mauro Ribeiro e Wanderley Marques Bernardo.