Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza treinamentos em Serra Talhada

Os setores de fiscalização, interiorização e educação médica continuada realizaram uma série de ações em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, nos dias 16 e 17 de outubro. Além de interiorizar ainda mais as atividades conselhais, entre os objetivos da ação foi levar a atualização em emergência neurológica para os profissionais da localidade.

As primeiras ações foram a posse da comissão de ética do Hospital Regional Emília Câmara, em afogados da ingazeira, e fiscalização do Hospital de Tabira. A comissão atuará durante trinta meses conforme o art. 12 da Resolução CFM n 2152/2016. O 2º Vice-presidente do Cremepe, Fernando Oliveira, que realizou a posse destacou o papel preventivo do grupo. “A comissão de ética é primordial para promover a ética médica. Tentar resolver as situações antes de chegar ao Conselho”, explicou. Já o delegado regional do conselho de Serra Talhada, Jaiflávio Jaime, que também esteve na posse destacou a importância da comissão na proteção da categoria.

Sobre o Hospital Luiz José Luiz da Silva neto, no município de Tabira, a equipe de fiscalização formada pelo 1º Secretário do Cremepe, Sílvio Rodrigues, e a médica fiscal Polyanna Neves vistoriou a unidade realiza atendimentos de urgência, internamento, parto só em período expulsivo e não realiza cirurgias. O relatório será encaminhado à gestão para ajustes pontuais.

A noite do dia 16 de outubro o Cremepe promoveu aulas de atualização em emergência neurológica. Foram convidados os médicos neurologistas Fernando Travassos e Thaís Gemir para abordar alguns temas da área a fim de esclarecer alguns procedimentos neurológicos. “Essa é uma parceria do Cremepe com a secretaria de saúde para informar os profissionais da

ponta no momento dos encaminhamentos”, disse Thais, uma vez que a sobrecarga de pacientes das emergências do Estado poderia ser evitada com o uso dos protocolos e procedimentos mais adequados.

As aulas foram sobre: Diagnóstico diferencial no RNC na sala de emergência, AVC e HSA na urgência, epilepsia e cefaleia na urgência e o uso de trombolíticos na emergência.

TREINAMENTO – Ainda durante a estada do Cremepe na região, os membros da delegacia do Cremepe foram treinados para realizarem vistorias nas unidades de saúde com CRM virtual – sistema de fiscalização do CFM. Após a teoria, no dia 17 de outubro, Jaiflávio Jaime e Antônio Eduardo Melo, participam da fiscalização na Unidade de saúde da família AABB – Várzea, em Serra Talhada. A unidade têm 3.600 pessoas cadastradas, mas há áreas descobertas e a média é de 25 atendimentos por dia.