Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe notifica Hospital das Clínicas das Clínicas (HC – UFPE)

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) notificou, com indicativo de interdição ética, na tarde desta sexta-feira (15/01), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC – UFPE). Anteriormente, no último dia 17 de dezembro de 2020, foi realizada a fiscalização na unidade, na ocasião foi constatado grave desfalque na escala médica da neonatologia da unidade, infringindo a RDC N° 36 de 03 de junho de 2008, que dispõe sobre o regulamento técnico para funcionamento dos serviços de atenção obstétrica e neonatal.

No dia da notificação, havia apenas dois plantonistas, um deles trabalhando com dobra de plantão. Foi observado, também, que as UCI e UTI neonatal estavam superlotadas com, respectivamente, oito pacientes internados com disponibilidade de apenas cinco leitos e nove pacientes com apenas oito leitos.

O déficit de profissionais no HC ocasiona sobrecarga nas demais unidades obstétricas de alto risco do Recife, como o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital da Mulher do Recife, Hospital Barão de Lucena (HBL) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Foi formalizado, junto à direção do Hospital, o prazo de cinco dias úteis, a partir da data do recebimento da notificação, para apresentar plano de correção comprovando documentalmente as medidas adotadas para corrigir os problemas apontados, sob pena de interdição ética. As cópias da notificação e do relatório de fiscalização serão enviadas para o Ministério Público Federal.