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Gestão dos Conselhos em debate no II Encontro de Secretários-Gerais

As ações realizadas e planejadas para aprimorar a atuação e gestão das autarquias foram tema de apresentações e discussões no II Encontro Nacional de Secretários-Gerais dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs). Os conselheiros responsáveis pela coordenação das entidades estiveram reunidos no CFM para discutir temas administrativos, como gestão de documentos e a implementação de mudanças para adoção de um sistema de governança corporativa pelos Conselhos.

O tema foi apresentado pela secretária Geral do CFM, Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, e pelo coordenador Administrativo do Conselho, Adriano de Oliveira Ponce. A diretora da autarquia apontou aos representantes dos Conselhos os objetivos desse trabalho, que visa proporcionar maior transparência e eficiência à atuação dos Conselhos. “A Governança nada mais é que a gestão estruturada das ações do Conselho Federal de Medicina junto aos Conselhos Regionais de Medicina, alinhada com o planejamento estratégico do CFM, que tem como objetivo fazer com que o sistema conselhal cresça como um todo”, define Dilza Ribeiro.

Busca da excelência – Também o coordenador administrativo do Conselho destacou a importância da implementação desse sistema nos trabalhos: “a governança tem papel fundamental na transformação da cultura nos Conselhos de Medicina, elevando com isso o patamar de todo o sistema e alavancando todas as ações para um atendimento de excelência aos médicos do Brasil e a toda sociedade”, ressaltou Ponce.

Todos os representantes dos CRMs participaram do evento, de forma presencial ou remota. No encontro, eles discutiram medidas que propiciem aos CRMs alcançar um padrão de excelência no atendimento ao médico, como a oferta de cursos de capacitação profissional aos colaboradores; orientações sobre a plataforma online do Governo Federal E-Social; além da importância da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O assessor Jurídico do CFM, João Paulo Simões, apresentou aos participantes do evento a importância da legislação e aplicação aos conselhos e também ações que podem ser alinhadas ao CFM.

Manual de Procedimentos Administrativos – Encerrando a reunião, o Encontro dos secretários-gerais tratou sobre a atualização do documento, além discutir a importância do engajamento dos regionais como forma de padronização das ações e avaliação da qualidade do cadastro de médicos.

Além desses assuntos, foram apresentados projetos da Secretaria Geral com a Tecnologia da Informação. Entre as ações previstas, estão o aprimoramento da ferramenta de prescrição eletrônica e também o desenvolvimento do Sistema Integrado dos Conselhos de Medicina (SICOM), serviço que pretende integrar as autarquias de forma on-line, substituindo o atual Sistema Integrado de Entidades Médicas (SIEM).