Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Prêmio Literário da Comunidade Médica de Língua Portuguesa reconhece cultura e humanismo de médicos lusófonos

“Esse é o início de uma trajetória que vai levar a cultura e o humanismo à cooperação científica e técnica dos países de língua portuguesa”. Com estas palavras, o presidente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), Jeancarlo Cavalcante, lançou o Prêmio Literário da instituição.

Em cerimônia realizada na embaixada de Portugal no Brasil, nesta quinta-feira (15/9), Cavalcante apresentou o novo prêmio que propõe “reconhecer a interação, compreensão, respeito e a ligação entre os médicos dos vários países lusófonos”. A solenidade foi acompanhada por dirigentes de algumas das entidades médicas e por embaixadores de países lusófonos.

“Com este prêmio propomos valorizar a interculturalidade e a ligação entre os médicos dos vários países da língua portuguesa, pois acreditamos que a transformação da sociedade virá por meio da participação de cada um, em cada comunidade,” pontuou o presidente da CMLP.

Apoio – Presente na solenidade, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, elogiou a iniciativa e afirmou que todos que exercem a medicina têm histórias para compartilhar com o mundo. “No cotidiano de consultórios, emergências e hospitais, se repetem situações que vão do riso às lagrimas. Certamente, os médicos que enviarem seus trabalhos para concorrer a esse prêmio vão nos emocionar, revelando com sensibilidade os desafios de cuidar da saúde dos nossos povos”.

Essa expectativa também foi compartilhada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que parabenizou a CMLP pelo projeto afirmando ser “importante ampliar as publicações em língua portuguesa, que é a quinta língua mais falada no mundo, e somar conhecimentos dos países que, ao longo dos tempos, houve sempre escritores, médicos, alguns até diplomatas, como João Guimaraes Rosa”.

Concurso – O Prêmio Literário da instituição é uma iniciativa que conta com o apoio do CFM e das Ordens dos Médicos de Portugal, de Angola, de Moçambique e de Cabo Verde. A honraria será destinada a médicos devidamente inscritos nas respetivas instituições médicas. Cada um poderá inscrever até dois trabalhos literários em diferentes gêneros (poesia, contos, romance, entre outros), que abordem em suas narrativas a problemática da saúde.

A obra vencedora receberá prêmio, em dinheiro, no valor de 1.000 euros e um diploma. Aos outros trabalhos que se destaquem, serão atribuídas menções honrosas.

Para concorrer, o interessado deve enviar os trabalhos até 31 de dezembro de 2022 para o e-mail geral.cmlp@gmail.com. Para outros detalhes, acesse o edital do Prêmio Literário da CMLP no site www.cmlp.org.br.

Acesse AQUI outras fotos da cerimônia.