Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe discute com Sesau cenário da rede materno-infantil e reforça a necessidade de equipes e segurança

Na manhã desta quinta-feira (23/04), o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Miguel Arcanjo, a 1ª vice-presidente, Claudia Beatriz Camara, e o 2º vice-presidente, Mário Jorge Lôbo, receberam, na sede da autarquia, representantes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), incluindo a secretária Luciana Albuquerque, além de gestores de unidades de saúde e equipes técnicas, para discutir o atual cenário da rede materno-infantil do município.

O foco principal foi a Policlínica Amaury Coutinho, unidade que passou por recente fiscalização do Cremepe. O relatório apontou problemas estruturais e de recursos humanos, como déficit de profissionais nas escalas de clínica médica e pediatria, superlotação e condições de insegurança para trabalhadores e usuários. A reunião também abordou a situação das maternidades de risco habitual do Recife, no que se refere à manutenção corretiva do bloco cirúrgico da Maternidade Arnaldo Marques, além de problemas pontuais nas maternidades Bandeira Filho e Barros Lima, que resultaram em restrições de serviços.

Durante o encontro, foi ressaltado que as unidades funcionam em regime de porta aberta, o que potencializa os impactos diante de restrições simultâneas em serviços essenciais. O Cremepe destacou a necessidade de recomposição das equipes, bem como do adequado dimensionamento de profissionais, em conformidade com as resoluções do Cremepe e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na ocasião, a Sesau sinalizou que, em breve, realizará um novo chamamento de profissionais aprovados em concursos vigentes, com o objetivo de suprir as necessidades da rede e garantir a assistência à população no âmbito do serviço público. O Cremepe solicitou que, após o chamamento, seja encaminhado um relatório detalhado com a especificação das vagas a serem preenchidas e das respectivas unidades contempladas.