Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Após quatro anos, Encontro Nacional das Entidades Médicas tem volta confirmada para maio

A realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM) de 2018 foi o principal tema discutido em reunião realizada pela Comissão Nacional Pró-SUS na manhã desta terça-feira (23). O grupo, formado por integrantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e da Federação Médica Brasileira (FMB), definiu que o evento será realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Brasília.

A última edição do ENEM aconteceu em agosto de 2013. A retomada de um dos maiores encontros de lideranças médicas do País é mais um efeito da reunificação do movimento médico nacional, anunciada no fim do ano passado. A preocupação prioritária da AMB, CFM, FMB e Fenam é assegurar respeito, segurança e valorização aos médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

“São inúmeros os problemas que os médicos enfrentam no SUS. Trata-se de um evento de impacto em todo o território nacional e que vai exigir muita aproximação e trabalho integrado”, destacou o coordenador da Comissão pró-SUS, Donizetti Giamberardino. Segundo ele, será um espaço oportuno para que representantes estaduais e de outras entidades médicas contribuam com o debate e a formulação de iniciativas de defesa da saúde e da medicina.

No próximo dia 7 de fevereiro, o grupo deve voltar a se reunir para definir os eixos temáticos do evento e discutir os detalhes da programação do ENEM 2018. Entre os possíveis temas a serem debatidos estão mercado de trabalho, carreira de estado, remuneração e valorização no SUS, ensino médico no Brasil, Política Nacional de Atenção Básica, entre outros.

Além do coordenador e de membros efetivos da Comissão Pró-SUS, participaram da reunião desta terça-feira o presidente e 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital e Mauro Ribeiro, respectivamente; o presidente da Fenam, Jorge Darze; o vice-presidente Centro-Oeste da AMB, José Luiz Dantas Mestrinho; e a vice-presidente da FMB, Janice Painkow.