Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa de reunião com representantes da PCR e Simepe sobre as maternidades e Centros de Parto Normal da rede municipal

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, e o conselheiro, Olímpio Moraes, participaram, na tarde desta sexta-feira (28/05), de reunião na Prefeitura da Cidade do Recife com o secretário de regulação de média e alta complexidade, Aristides Vitorino de Oliveira Neto e a gerente geral do serviço de atenção integral, Érika Siqueira. O encontro, que contou também com a presença da presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Claudia Beatriz e da diretora da entidade, Ana Paula Andrade, teve como objetivo discutir a situação das maternidades e Centros de Parto Normal (CPN) da rede municipal.

Na ocasião, foi debatido o desabastecimento de insumos, equipamentos e de recursos humanos nas unidades, além da centralização de partos na cidade do Recife, que gera sobrecarga na rede. Os representantes da gestão pontuaram que a pauta é uma prioridade da pasta e garantiu que será providenciada uma revisão de protocolo dentro das maternidades do município, na oportunidade, o conselheiro, Olímpio Moraes, apresentou a Recomendação Cremepe nº 01/2021, que trata sobre as boas práticas na obstetrícia, a fim de auxiliar na elaboração do protocolo da Prefeitura.

O secretário estima que os problemas relacionados aos insumos sejam devidamente sanados até o próximo mês de julho. “A prefeitura se comprometeu, ainda, a viabilizar a adequação de recursos humanos e a capacitação das enfermeiras com atuação dentro das centrais de parto, em conjunto com os obstetras. Eles irão buscar, também, fomentar, junto ao governo do Estado, a descentralização dos procedimentos para o interior do estado, para, que, assim, esses pacientes não precisem, necessariamente, serem encaminhados para a capital e, consequentemente, sobrecarregar o sistema”, pontua Maurício Matos, presidente do Conselho.